• segunda-feira, 18 de março de 2024

Carnês para pagamento do IPTU começam a ser entregues

Este ano, o contribuinte pode pagar à vista com desconto ou parcelar em até 09 vezes

Carnês para pagamento do IPTU começam a ser entregues

O IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) é o imposto municipal que ajuda a arcar com todo tipo de despesa do Município. Do valor recolhido, no mínimo, 25% são destinados a ações e serviços públicos na área da saúde e 25% destinados a ações de manutenção e desenvolvimento do ensino.
A entrega dos carnês é realizada pelos correios no endereço constante do cadastro do contribuinte. A entrega já começou a ser realizada.

O carnê de IPTU também estará disponível no site da Prefeitura de Guaxupé (www.guaxupe.mg.gov.br). Para acessar deverá ser informado o código do imóvel ou a inscrição municipal do mesmo, desta forma, o contribuinte tem acesso à visualização e impressão do carnê.
"Caso seu endereço não seja servido pelo serviço de entrega realizada pelos Correios, será necessário retirar o carnê por meio eletrônico ou procurar o balcão da Secretaria Municipal de Finanças, na Avenida Felipe Elias Zeitune, nº. 531, centro de Guaxupé, na antiga FEPASA", explicou a Secretária Municipal de Finanças Elaine Ricciardi.

O pagamento este ano, pode ser realizado em parcela única, com 10% de desconto ou em 09 (nove) parcelas mensais sem acréscimos.

As datas de vencimento serão:
Parcela única – vencimento em 22 de abril de 2024
1ª Parcela – vencimento em 22 de abril de 2024
2ª Parcela - vencimento em 22 de maio de 2024
3ª Parcela – vencimento em 24 de junho de 2024
4ª Parcela – vencimento em 22 de julho de 2024
5ª Parcela – vencimento em 22 de agosto de 2024
6ª Parcela – vencimento em 23 de setembro de 2024
7ª Parcela – vencimento em 22 de outubro de 2024
8ª Parcela – vencimento em 22 de novembro de 2024
9ª Parcela – vencimento em 23 de dezembro de 2024

O pagamento pode ser realizado nas agências credenciadas informadas no carnê de IPTU ou por PIX através de qualquer instituição bancária. No ato do pagamento, é importante que se atente à parcela que deseja pagar e faça a conferência do valor constante do documento com o valor a ser cobrado pela instituição. Encontrando divergência entre o valor cobrado e o valor do documento, apresentar o carnê no serviço de atendimento no balcão da Secretaria Municipal de Finanças para que o mesmo seja substituído.
As guias constantes do carnê emitido apenas são válidas até a data do vencimento da parcela. Para pagamento após o prazo de vencimento, o contribuinte precisa utilizar do serviço disponível no site para atualização da guia de pagamento, em caso de impossibilidade de utilização do serviço eletrônico, comparecer ao balcão da Secretaria Municipal de Finanças para retirada de nova guia atualizada.
Caso na primeira página do carnê de IPTU conste a anotação de existência de débitos anteriores, o contribuinte também deverá procurar o balcão de atendimento para que sejam esclarecidos tais débitos e das possíveis formas de pagamento dos mesmos.
Pagando em dia seu IPTU, você contribui para que a cidade seja cada vez mais bem cuidada e próspera!